terça-feira, 17 de março de 2009

"TRILOGIA DELAS" (drama)

A denominação "TRILOGIA DELAS" veio do nome "TRILOGIA LÉSBICA", criado pela atriz Vanessa Morelli, que participou do elenco de uma das três montagens aqui postadas, ao lado de Débora Aoni, em 2008. São três histórias de amor. É composta de "Sobre o Teu Corpo e Duvidei", "Andares Acima" e "Uma Brisa de Noite no Olhar". As peças foram escritas em 2008 e duas delas foram montadas para as Satyrianas 2008, em outubro, onde estrearam. Á idéia da trilogia é justamente montar os três textos num só espetáculo.


as atrizes Débora Aoni (esq.) e Vanessa Morelli (dir.) em "Sobre o Teu Corpo e Duvidei"

......

SOBRE O TEU CORPO E DUVIDEI (trecho)

mais fotos (de André Stefano): neste link

.....

"SOBRE O TEU CORPO E DUVIDEI" foi apresentada pela primeira vez no Dramamix das Satyrianas 2008, em São Paulo, SP, no dia 24 de outubro, sexta-feira, às 4h00 da manhã, sob direção de Ricardo Corrêa e produção de Ruy Jobim Neto para a Cia. Mestremundo de Histórias, com o seguinte elenco:

Vanessa Morelli....................Luísa
Débora Aoni....................Simone

Personagens
SIMONE
LUISA
(uma idéia de cozinha, copa, mesa, alguns objetos)
......

(...)

SIMONE

E AGORA ME VEM COM ISSO.

LUISA

NÃO, ISSO NÃO. EU NÃO VENHO COM PORRA NENHUMA, É SÓ VOCÊ E ESSA SUA BAIXÍSSIMA AUTO-ESTIMA DE MERDA.

SIMONE

É UM TIPO DE PUNIÇÃO, ISSO?

LUISA

É. ACHO QUE É.

SIMONE

CARALHO! DE ONDE VEM TODA ESSA TUA PERVERSIDADE? QUEM VOCÊ PENSA QUE É, HEIN?

LUISA

EU TENHO UM NOME.

SIMONE

GRANDE MERDA.

LUISA

VOCÊ NÃO SE CONFORMA COM O FATO DE QUE, APESAR DE EU TE AMAR TANTO... COMO AMIGA... VOCÊ NÃO É AMADA COMO MULHER. SÓ ISSO É QUE TE ABORRECE, QUE TE EMPUTECE, QUE TE DEIXA LOUCA.


SIMONE

E OS E-MAILS? QUE PORRA É AQUELA? E OS TORPEDOS? “ME LIGA”, “PRECISO DE VOCÊ COMIGO”, “TE QUERO MUITO”, E COISAS DO GÊNERO? QUE MERDA TODA ERA AQUELA?

LUISA

TODO MUNDO TEM UM MOMENTO DE SOLIDÃO.

SIMONE

E VOCÊ ILUDE OS OUTROS NOS TEUS MOMENTOS DE SOLIDÃO ASSIM? DESSE JEITO? MANDANDO E-MAILS ROMÂNTICOS E O CARALHO A QUATRO?

LUISA

NÃO ERAM ROMÂNTICOS... VOCÊ QUE OS INTERPRETOU ASSIM. FOI A TUA CABEÇA LOUCA QUE LEU OS E-MAILS DESSE JEITO. EU SÓ MANDEI ESSES E-MAILS, MAIS NADA.

SIMONE

MAIS NADA?

LUISA

NADA.

SIMONE

E VOCÊ ME DEIXA LOUCA POR VOCÊ ASSIM, DO NADA?

LUISA

DIGAMOS QUE É UM EXERCÍCIO.

SIMONE

UM EXERCÍCIO UMA PORRA! VOCÊ NÃO PODE BRINCAR COM OS MEUS SENTIMENTOS, TÁ OUVINDO? QUER QUE EU REPITA?

LUISA

SIMONE, EU VIM AQUI NA TUA CASA, ENTRO NA TUA COZINHA, VEJO VOCÊ BATER UMA MASSA DE BOLO PARA OUVIR TUDO ISSO?

(....)

.............................

UMA BRISA DE NOITE NO OLHAR (trecho)

Personagens:

ALÍCIA

RUBY


(a ação se processa na mente de Alícia, sobre sua prima Ruby)

.....

(...)

ALÍCIA

MAS EU FIZ. E DEIXEI UMA MARCA EM VOCÊ.

RUBY

FOI HÁ TANTO TEMPO.

ALÍCIA

MAS NÃO ME SAI DA CABEÇA. ME TORTURA, ÀS VEZES.

RUBY

SÉRIO?

ALÍCIA

RUBY, MEU AMOR, MINHA PRIMA QUERIDA, SEI QUE ÉRAMOS PEQUENAS, E QUE CORRÍAMOS MUNDO AFORA, PULÁVAMOS CERCAS, ABRÍAMOS CARTAS DOS OUTROS...

RUBY


(rindo) A GENTE LIA TUDO...

ALÍCIA

..A GENTE SE DEITAVA NA BEIRA DO RIO.

RUBY

LEMBRO DE TUDO. COMO SE FOSSE AGORA.

ALÍCIA

E VOCÊ ME VEM DE AZUL.

RUBY

PREFERIA OUTRA COR?

ALÍCIA


NÃO VEJO VOCÊ EM COR ALGUMA. APENAS NUA.

RUBY

FALAR NISSO, VOCÊ ESCREVEU AQUELA CARTA PARA MIM?

ALÍCIA

ESTAVA TÃO TARDE. FIQUEI À DERIVA, NÃO QUIS EXPOR O QUE SENTIA. SE É QUE VOCÊ ME ENTENDE.

RUBY

SEM ESSA CARTA NÃO TENHO COMO TE AJUDAR. VOCÊ SABE.

ALÍCIA

NÃO SEI DE NADA. TUDO O QUE LEMBRO É DO SEU PEDIDO, EM FORMA DE DOR TÃO SUTIL, QUE ME CONGELOU A ALMA.

RUBY

FICA DIFÍCIL SEM A CARTA.

ALÍCIA

NÃO.

(...)

............................

atrizes Amanda Banffy (esq.) e Renata Becker (dir.) em "Andares Acima"
....

ANDARES ACIMA (trecho)


"ANDARES ACIMA" foi apresentada pela primeira vez no Dramamix das Satyrianas 2008, em São Paulo, SP, no dia 24 de outubro, sexta-feira, às 8h00 da manhã, sob direção de Carol Guedes e produção de Ruy Jobim Neto para a Cia. Mestremundo de Histórias, com o seguinte elenco:

Amanda Banffy....................Lucimara
Renata Becker....................Edith
....


personagens:

EDITH

LUCIMARA


(algo que lembre um apartamento. Esse ou aquele móvel)

......


(...)

EDITH
POR QUE VOCÊ NÃO VOLTA A ESCREVER?

LUCIMARA
PRA QUE? PRA BLOGAR UM MONTE DE CACARECO NA INTERNET, COISA QUE A NINGUÉM POSSA INTERESSAR? PERDER O MEU TEMPO NADA PRECIOSO PARA QUE SOMENTE EU LEIA AS BOSTAS DECLAMADAS DURANTE O BANHO? NÃO, OBRIGADA.

EDITH
EU GOSTO TANTO QUANDO VOCÊ ESCREVE.

LUCIMARA
ESCUTA. VOU PARAR COM ESSE DISCURSO.

EDITH
QUASE PENSEI QUE VOCE VEIO AQUI PRA ME CRITICAR.

LUCIMARA
NÃO. EU VIM AQUI PRA SER ABRAÇADA. EU QUERIA UMA AÇÃO, SABE? ALGO QUE ME TROUXESSE DE VOLTA, QUE NÃO ME LEMBRASSE DE BULAS, DE CAMINHADAS NOITE ADENTRO, QUE NÃO ME DERROTASSE NOS MEUS CAMPOS DE BATALHA. SACA WATERLOO? JÁ OUVIU FALAR DISSO? NAPOLEÃO SIMPLESMENTE SE FUDEU NESSA BATALHA. AO MENOS PARA ELE, MESMO DEPOIS DE MORTO, O PESSOAL AINDA ABAIXA A CABEÇA.


EDITH
NUNCA OUVI FALAR DISSO. VOCÊ SEMPRE LEU MAIS QUE EU.

LUCIMARA

QUANDO MEU PAI SE FOI, SE MANDOU, EU E MINHA MÃE FICAMOS COM UM MONTE DE LIVROS. UM MONTE DE ENCICLOPÉDIAS QUE ELE VENDIA DE PORTA EM PORTA. ELE DEIXOU TUDO, AS ENCICLOPÉDIAS E NÓS DUAS. AÍ, PRA TENTAR ENTENDER A MERDA TODA, EU COMECEI A LER. FEITO LOUCA. ATÉ O DIA EM QUE EU COMECEI A DAR. E DEI FEITO LOUCA. DESDE OS DOZE ANOS. MAS LI TUDO O QUE EU PODIA. E DEI TUDO O QUE EU PODIA, TAMBÉM.

EDITH
VOCÊ FALA MERDA ATRÁS DE MERDA. NEM PARECE QUE TEM A IDADE QUE TEM.

LUCIMARA
SÓ O MEU CORPO É JOVEM, É GOSTOSO, GOSTA DE SEXO. AÍ EU DESCOBRI VOCÊ E TUDO FOI PRAS PICAS.

EDITH
O QUE VOCÊ BEBEU?

LUCIMARA
CREDO. MEU BAFO TÁ TÃO RUIM ASSIM?

EDITH
LU, DAQUI A POUCO O PEDRO CHEGA.

LUCIMARA
AH, SIM. CLARO, O HOMEM DA FAMÍLIA, O CHEFE DA CASA.

EDITH

NÃO FALA ASSIM.

LUCIMARA
EDITH, MEUS PÊSAMES.

(...)

....................

Copyright (C) 2009, Ruy Jobim Neto

contatos com o autor: jobimneto.ruy@gmail.com

..............

Nenhum comentário:

Postar um comentário